Os geradores servem para alimentar os circuitos elétricos e eletrônicos.
Uma lanterna de bolso tem um gerador (pilha) para acender a lâmpada, assim como uma máquina de calcular precisa de um pilha para funcionar.
Um rádio portátil tem um gerador (pilhas) para trabalhar. Para que o rádio produza som é preciso receber as emissões de rádio do emissor, mas se não tiver pilhas a alimentar os seus circuitos, ele não funciona, mesmo que receba as emissões.


O automóvel tem um motor elétrico para arrancar o motor a gasolina. Este motor e toda a instalação elétrica do carro são alimentados por um gerador químico (bateria de acumuladores), que pode ser recarregado durante o funcionamento do automóvel ou através de um aparelho chamado carregador de baterias.
A televisão, os computadores e todos os aparelhos ligados à instalação elétrica da nossa casa são alimentados através desta instalação que vai ligar a um gerador elétrico (alternador) numa usina elétrica, por exemplo, numa barragem hidrelétrica.
Também as instalações industriais são alimentadas pela energia que recebem pelos cabos de alta tensão e que é produzida nas usinas elétricas pelos mesmos geradores elétricos que alimentam os consumidores domésticos.
Para isso servem os geradores de energia.
Geradores de Energia geralmente funcionam a base de diesel, gasolina ou propano e para decidir qual é a melhor você precisa saber das suas necessidades:
Se o objetivo for fornecer um mínimo de conforto, e alimentar as luzes para precisar de velas, carregar o celular, ou deixar um ventilador ligado, você pode fazer isso com um pequeno gerador ou com um pequeno inversor, que pode ser conectado ao soquete do acendedor do carro; Se precisar de outros benefícios como usar o microondas, a TV, algumas luzes e o computador, você pode fazer isso com um gerador pequeno de 1000 watts, ligando as coisas em uma extensão. Se o objetivo principal for manter geladeira funcionando e ligar algumas luzes e aparelhos pequenos, o melhor é um gerador de 2.500 a 3.500 watts; Se quiser usar o aquecedor de água, fazer algo no forno elétrico, usar o ar-condicionado, geladeira e outros aparelhos básicos, pode fazer isso com um gerador de 5.000 watts, que é ligado ao quadro de energia da sua casa.
Um gerador de energia é uma maneira fácil de fornecer energia de emergência à sua casa, têm um ótimo custo x benefício e ajudam nos momentos em que você mais precisa de energia e ela falta.
Há ainda os geradores para uso industrial como os das fotos abaixo que servem para garantir o funcionamento de máquinas enquanto não houver a energia normalmente contratada ou quando não há energia fornecida pela rede pública.
Um grupo gerador alimentado por combustível renovável ou fóssil é igual a um painel solar porém ao invés de usar o sol ele utiliza combustível para gerar energia elétrica. O gerador de energia pode ser utilizado como um complemento há um sistema já existente de rede elétrica ou como uma fonte de energia “fora da rede”, dependendo das necessidades do usuário.
Os grupos Geradores são freqüentemente usados ​​por hospitais e outras indústrias que dependem de uma fonte estável de energia, bem como em áreas rurais, onde não há acesso à eletricidade comercialmente gerado.
Num modelo em que o grupo gerador é integrado com uma rede de serviços existente, o utilizador pode considerar um sistema ou o outro como uma fonte de reserva elétrica. Geralmente, os usuários contam com seu próprio poder gerado antes de voltar-se para uma grade de utilidade comercial. Freqüentemente, um grupo gerador gera mais energia do que é efetivamente consumido e este poder pode ser encaminhado de volta para a rede de abastecimento, um processo conhecido como “medição inversa.”
Quando a rede elétrica é inacessível durante uma queda de energia, o gerador pode fornecer energia para as necessidades de um localidade.Um grupo gerador também pode ser utilizado em áreas rurais e países sub-desenvolvidos para proporcionar uma fonte estável de energia elétrica para um usuário doméstico ou empresarial.
Muitos geradores envolver co-geração, a produção simultânea de eletricidade e de utilização do calor gerado como um subproduto de uma instalação de aquecimento, com o excesso de energia inversa medido a um prestador de serviço público.
Muitas plantas de cogeração também podem capturar o calor e convertê-la em eletricidade, também. Para as grandes empresas esta é uma medida de redução de custo eficaz, bem como de um método de eliminação de produtos residuais, tais como lascas de madeira, papel, ou o calor excedente.
Um grupo gerador pode ter um grande número de aplicações práticas, especialmente porque ele foi desenvolvido para ser econômico, fácil e seguro para instalar, mesmo em nível nacional. Com o rápido crescimento da demanda por energia elétrica combinada com a desregulamentação dos serviços públicos, a utilização de um grupo gerador tornou-se muito mais difundido e da quantidade de energia gerada através de um grupo gerador só tem crescido.
 

GERADORES